terça-feira, 19 de outubro de 2010

#2 - Básico de teoria e exercícios

É importante saber a disposição das notas na gaita. Elas aparecem numa ordem meio diferente nesse instrumento.
Breve de teoria: A escala de dó maior (C), assim como de todas as notas, possui sete graus, sendo Dó (I), Ré (II), Mi (III), Fá (IV), Sol (V), Lá (VI) e Si (VII). Cada uma representa um grau respectivamente.

Observe como elas se dispõem na gaita:
[C-dó; D-ré; E-mi; F-fá; G-sol; A-Lá; B-si]

S - Notas sopradas
A- Notas aspiradas

Numa gaita diatônica comum, encontra-se três oitavas do seu respectivo tom.
Uma oitava: , Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si,.
No entanto, apenas uma oitava é completa, no caso a segunda.
Podem observar que na primeira faltam o quarto (Fá) e o sexto graus (Lá), o quinto (Sol) se repete. Na terceira, o sétimo grau (Si) está ausente.

Observe os graus com mais clareza:

------------------------------

Postarei um exercício que leva certa dificuldade. Ainda não consigo aspirar a segunda casa perfeitamente, assim como a primeira. Se isso ocorrer, já li que não há problema algum, essas casas só precisam que você faça uma embocadura (posição da boca) diferente para conseguir tirar o som.

Os exercício serão escritos assim como postei na #1.

-2   |-2 | 2 |-2
-2   |-1 | 2 |-2
4    | 4 | 3 | 4
-2   |-2 | 2 |-2
-1   |-1 | 1
1  |-2  |-2 | 2 | -1

Dou um pouco mais de espaço quando a nota é mais longa. Acompanhem com o áudio:

Exercício 1

Acompanhem o ritmo com o pé, isso anda me ajudando bastante!


Desafio:

Tentar tirar esse áudio de ouvido:

Desafio 1

Estou tentando aprimorar minha percepção e esses desafios estou fazendo comigo mesmo. Acredito que esteja funcionando, estou notando alguma diferença na hora de reparar nos tons.

Até a próxima!

*fotos do cifraclub.com

3 comentários: