sexta-feira, 22 de outubro de 2010

#3 O Blues de 12 compassos (12 Bar Blues)


O 12 Bar Blues é uma sequência de acordes que se repetem a cada 12 compassos. Aprendi isso por agora e estou tendo uma visão bem mais legal da composição do estilo musical. É a progressão mais comum no Blues, e é também bastante utilizado no Rock e no Jazz. Se você reparar no som de qualquer Blues que já ouviu, é muito agradável a utilização do formato de 12 compassos.

No Blues, várias músicas têm uma linha vocal que é cantada nos primeiros quatro compassos e depois repetidas nos próximos quatro compassos (5 ao 8). Normalmente, isso é seguido por uma nova linha vocal, que é cantada nos últimos quatro compassos da sequência (compassos 9 ao 12). As linhas vocais preenchem esses compassos da “progreção”, mas normalmente não preenchem completamente os quatro compassos de cada linha. Mais para o final do post, as coisas vão ficar mais claras, não se preocupem se estiverem um pouco perdidos.

No caso do vocalista estar acompanhado por outros músicos, algum instrumento (ex. gaita) completa o tempo entre as linhas vocais. Nesse caso, a linha vocal dura aproximadamente dois compassos e o instrumento complementar finaliza nos dois próximos compassos para permitir que se comece a próxima linha vocal.
Isso é chamado de “pergunta e resposta” (call and response) e é um elemento central no Blues.

Um exemplo típico de “pergunta e resposta” é demonstrado abaixo (contem os compassos, separados por barras, para conferir):


Eu achei um vídeo de um malucão muito engraçado que explica a "12 Bar Blues" de uma maneira bem bacana. O vídeo é em inglês, mas dá pra sacar direitinho, sem muito erro. Vale a pena demais conferir, tanto pra compreender melhor o esquema, quanto pra rir do sujeito.
Segue o vídeo:



Isso aí é bem bacana pra começar a improvisar. Estou viajando nesse esquema aí e, de certa forma, improvisando umas coisas feias que depois eu posto aqui para vocês conferirem.

Se alguém quiser mandar algum vídeo ou áudio com um improviso no 12 Bar Blues, é só mandar que eu posto aqui. Só peço para entrarem em contato antes para eu preparar um esqueminha. Email: respiracaoharmonica@gmail.com


Até a próxima então! Valeu!

Um comentário: